A análise de riscos, conforme preconizado pela ABNT NBR ISO 12100, atribui ao projetista a responsabilidade de reduzir ou eliminar zonas de perigo desde a concepção até a construção da máquina, por meio de um projeto orientado para a segurança. O objetivo é determinar o grau de perigo remanescente por meio de uma análise de riscos adequada.
A avaliação de risco, segundo essa norma, é uma atribuição do projetista, resultando em um nível de segurança específico para um determinado sistema da máquina, como, por exemplo, a alimentação de matéria-prima.
Os componentes de segurança integrados a um sistema de controle iniciam-se no ponto em que o sinal de segurança é gerado, exemplificado pela cortina de luz, e se estendem até os componentes de controle de força, incluindo os controladores dos motores.
Ao analisar os fatores de risco da máquina, é crucial considerar todas as condições, abrangendo instalação, operação, ajuste, manutenção, mau funcionamento e transporte.
A abordagem sistemática da ABNT NBR ISO 12100, ao destacar a responsabilidade do projetista desde a fase inicial do projeto até a implementação prática da máquina, visa assegurar um ambiente de trabalho mais seguro e a minimização de riscos ao longo do ciclo de vida do equipamento.
Prevenção de Riscos:
A prevenção de riscos é fundamental para garantir a segurança em ambientes industriais. Isso envolve a implementação de dispositivos de proteção e sistemas de controle adequados.
Monitoramento de Chaves de Segurança:
Se a máquina necessitar da categoria de segurança 3 ou 4, as chaves de segurança devem ser monitoradas em relação à abertura do contato NF.
O circuito de monitoramento verifica a ligação, posição, estado e funcionamento da chave, sendo redundante para garantir a segurança.
Sistema de Controle:
A solução prática e segura para o usuário é a utilização de um relé de segurança.
Mesmo em sistemas mais complexos, o relé engloba funções cruciais, assegurando a segurança do homem, da máquina e do sistema.